Datafolha: Aprovação do governo Lula permanece estável em 32% e reprovação é de 37%


Presidente Lula - Ricardo Stuckert/PR

nova pesquisa Datafolha mostrou que a recuperação observada na aprovação do governo Lula (PT) entre as últimas duas rodadas não avançou. No levantamento realizado de terça (2) a quinta (4), 32% consideraram a gestão boa ou ótima, enquanto 37% a avaliaram como ruim ou péssima e 30% classificaram como regular. Em setembro, os índices estavam em 33%, 38% e 28%, respectivamente, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

No início daquele mês, o governo havia comemorado a primeira alta após meses de oscilações, com avanço de quatro pontos no ótimo/bom em comparação a julho. O contexto, contudo, era marcado por eventos que ampliavam a polarização política. Jair Bolsonaro (PL), principal adversário, já cumpria prisão domiciliar e seria condenado pelo Supremo Tribunal Federal dois dias após o fim da coleta da pesquisa anterior.


Também ganhava destaque a disputa pública entre Lula e Donald Trump, que usou críticas ao presidente brasileiro para justificar sobretaxas a produtos nacionais. À época, a exibição de uma bandeira dos Estados Unidos no desfile de 7 de setembro, na avenida Paulista, tensionou ainda mais o debate.


A partir de então, parte desse cenário se dissipou. No fim de outubro, Lula se encontrou com Trump na Malásia, em movimento de reaproximação que resultou na revisão de tarifas comerciais. Já Bolsonaro foi preso em operação da Polícia Federal em 22 de novembro por violar a tornozeleira eletrônica e teve o trânsito em julgado da condenação a 27 anos e três meses decretado três dias depois. A prisão intensificou disputas internas no seu grupo político, com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmando que o pai o havia indicado como sucessor.


Do Blog de Jamildo 

Enviar um comentário

0 Comentários